Tem textão sim: reprimo, logo adoeço.

WhatsApp Image 2023-02-01 at 13.45.45

Reprimo, logo adoeço.😔

Há uns bons anos atrás, na início do meu processo terapêutico, teve uma sessão memorável na qual a minha psicóloga (maravilhosa, é a mesma até hoje) me deu uma voadora. Eu toda toda dizendo… ‘Mas Rê, eu sou calma’. Ao que ela me pergunta: ‘você é calma ou é contida?’. 🤯
Bem, vesti a carapuça de corpo inteiro, mas, ainda que com essa consciência, continuei me contendo.

Vem o editor da vida e corta a cena para 2022, ano em que meus exames trimestrais pós cirurgia do câncer da tireóide, não estavam à contento do meu médico.
E em paralelo se fazia presente o trabalho interno de tentar entender e colocar luz em onde eu podia estar emocionalmente contribuindo para esse resultado.

Estudos profundos e mergulhos internos acontecem e a pergunta da minha psicóloga veio à tona novamente, só que em uma versão diferente.
Ela veio assim: ‘O que você está contendo, Tatiana? Quais emoções você não está expressando, Tatiana?’
Recebo diariamente as respostas…

E sabem o que faço com elas? EXPRESSO!
Como? Expresso escrevendo em um caderninho que tenho só para isso, expresso falando e por vezes gritando muito com uma almofada de emoji que comprei para esse fim (😬) – tem vezes que ela leva uns socos também, expresso enviando um whatsapp para mim mesma (sim, eu tenho um grupo comigo mesma). Eu tiro da minha garganta tudo o que sinto, penso e que, na maioria das vezes, não convém falar para alguém – salvo para a minha terapeuta, mas ela não está comigo o tempo todo.

Aprendi e tenho aprendido diariamente que o Freud tem toda razão ao afirmar que “As emoções reprimidas nunca morrem. São enterradas vivas e saem mais tarde da pior forma”.
Tudo o que reprimo vai dar um jeito de sair, seja na forma de uma doença física ou emocional, seja descontando em pessoas ou situações, seja em vícios e compulsões, etc, etc.

O convite que faço a mim todos os dias, estendo a você que lê esse texto: do seu jeito, expresse-se!

Por Tati Girardi – @tati_girardi_terapeutah

1 de abril de 2024
21 de dezembro de 2023
1 de novembro de 2023
1 de setembro de 2023

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.