Tem textão sim: disposição + disponibilidade

Disposição+Disponibilidade

> Disposição + Disponibilidade

Tem diferença?
O dicionário diz:
* Disposição: ato ou efeito de se dispor;
* Disponibilidade: estado ou qualidade do que é ou está disponível;
Ou seja, SIM, tem diferença.

Nem sempre estar disposto é estar disponível.
Para que uma relação (seja ela qual for) seja funcional e saudável, essas duas coisas precisam estar presentes.

Mas seria possível estarmos dispostos e disponíveis para 100% das nossas relações? Obviamente não, pois não teríamos tempo de vida para tanto. Na grande maioria delas estamos dispostos mas nem sempre disponíveis. Para outras, não estamos dispostos e muito menos disponíveis… e está tudo bem. Aqui me refiro a relações profundas, as quais, na melhor das hipóteses são poucas e raras. Para estas normalmente estamos dispostos e disponíveis e, se a recíproca for verdadeira, melhor ainda, o equilíbrio agradece.

Ok, pensei em tudo isso e lá veio a minha voz interna me questionar: ‘ô minha querida, e para você mesma, você está disposta e disponível?’ Ao que instantaneamente respondi: ‘putz, disposta sim, mas nem sempre disponível.’ :/
Tendo a estar disposta a cuidar da minha cabeça, do meu corpo, da minha casa, do meu trabalho, enfim, dos meus afazeres e das minhas obrigações. Mas nem sempre estou disponível para me acolher, para pegar na minha mão e caminhar sem pensar no que tenho que fazer a seguir, para me dar colo, para me abraçar.

Foi então que na última sexta-feira a vida me presenteou com um fim de dia off. Primeiro, tentei um encontro com a minha best. Ela estava disposta, porém não estava disponível.
E aí veio a minha voz interna de novo e disse: ‘por que você não disponibiliza esse tempo para você mesma? Um date só com você, um vinho, a playlist que você adora, num lugar que te acolha, acompanhada somente do seu caderno de escrita e do seu Kindle?
Aceitei o convite, me disponibilizei para mim mesma, nos divertimos e sextamos lindamente.

Enfim, que a gente se permita também estar disponíveis para nós mesmos sempre que possível. O autoafeto aplaude.

Por Tati Girardi – @tati_girardi_terapeutah

1 de abril de 2024
21 de dezembro de 2023
1 de novembro de 2023
1 de setembro de 2023

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.